Skate feminino: veja quem foram as principais estrelas desse esporte
Existir mulheres que vivem do skate feminino é uma grande conquista para a sociedade. Logo, vale a pena saber quem foram as estrelas que tornaram esse sonho real, e descobrir como conquistá-lo.
Leia também:
- Atleta profissional: Um desafio que exige dedicação e força, veja 7 dicas
- O uso de equipamentos de segurança para skate são obrigatórios?
- Melhores tênis para andar de skate com estabilidade
Afinal, o que é o skate feminino?
Para muitos, andar de skate é visto apenas como um esporte. Mas, a verdade é que, quando relacionado ao público feminino, ele é uma forma de luta pela igualdade de gênero e respeito.
Durante muitos anos, a prática da maioria dos esportes era considerado algo apenas para homens. Dessa maneira, ver uma mulher como profissional do skate e competindo é um sinal de que o mundo está mudando.
Quem são as principais estrelas do skate feminino?
Ver mulheres competindo e ganhando dinheiro através do skate feminino só foi possível devido a algumas estrelas que apareceram no passado. Dessa maneira, devido a sua importância, é interessante conhecer cada uma delas:
- Patti McGree
- Leticia Bufoni;
- Elissa Steamer;
- Leo Baker;
- Cara-Beth Burnside;
- Rayssa Leal;
- Margielyn Didal;
- Peggy Oki.
Cada figura citada tem a sua própria contribuição para a história do skate feminino. Assim, só citá-las não será o suficiente para conhecê-las. Então, se você tem interesse em conhecê-las, saiba um pouco mais logo abaixo.
Patti McGree
Tudo começou através de Patti McGee que foi a primeira mulher a competir em campeonatos de skate feminino.
Nos meados da década 60, com apenas 19 anos, ela venceu o seu primeiro campeonato. Logo, fica evidente que ela tem uma grande contribuição no mundo do esporte.
Qual a contribuição que Elissa Steamer fez para o mundo do skate?
Até hoje Elissa Steamer é muito influente no mundo do esporte. Isso porque, ela iniciou a sua carreira no ano de 1989 e nunca teve o seu talento questionado. Além disso, ela marcou a história ao aparecer no vídeo Welcome to Hell da Toy Machine’s.
Elissa Steamer foi a primeira mulher protagonista ao aparecer em uma produção audiovisual. Outro ponto interessante é que ela foi a primogênita do vídeo game Tony Hawk. Ou seja, essa artista contribuiu para o mundo do skate para mulheres ao dar visibilidade.
Por que Letícia Bufoni é conhecida como mãos de ouro no mundo do skate feminino?
Letícia Bufoni é um verdadeiro fenômeno do skate feminino e por isso, há o boato que tudo que ela toca vira ouro. Ou seja, ela é tão no esporte, que ao participar de uma competição é quase impossível não ser uma campeã.
Uma das coisas sobre Letícia Bufoni que poucos sabem é que a atleta entrou no “Guinness Book” ao colecionar 12 medalhas, que seria um recorde para a categoria. Esse é apenas o início porque, no momento, ela está com a agenda lotada de competições.
Letícia quase não seguiu carreira
Uma grande curiosidade, é que Letícia quase escolheu o futebol no lugar do skate. Ou seja, o mundo quase deixou de prestigiar o seu talento como skatista. Mas, como ela sempre foi dedicada, é provável que o seu brilho se destacasse mesmo em outro esporte.
Leo Baker e as suas manobras marcantes
Não é novidade que Leo Baker sempre foi conhecida devido as suas manobras de impacto. Mas, o que muitas pessoas não sabem é que isso começou quando ela tinha apenas treze anos, o que mostra que a criança pode começar a praticar esportes radicais bem cedo.
Um fator importante é que ela é uma forte ativista, que luta pelos direitos iguais das mulheres trans no skate feminino. Portanto, ser uma estrela é algo inevitável para a atleta.
Por que Cara-Beth Burnside faz história até hoje?
Nascida nos anos 60, Cara-Beth Burnside faz história no skate até hoje. Isso aconteceu devido a agitação que ela causou nas competições dos anos 80. Além disso, em 1989, a capa da mais prestigiada revista que contempla esse esporte, foi dessa atleta.
Rayssa Leal é a sensação do skate feminino?
A verdade é que Rayssa Leal é uma promessa para o skate feminino. Isso porque, em seus vídeos fantasiada de fada, ela demonstra muita técnica, dedicação e talento, apesar da pouca idade.
Sua apresentação nas Olimpíadas de Tóquio a tornou ainda mais conhecida e ganhou a torcida ao mostrar que domina as principais manobras de skate.
Margielyn Didal: a colecionadora de fãs
O carisma e talento são duas características fortes em Margielyn Didal. Assim, a atleta coleciona fãs por onde passa. Mas, quem a vê com uma boa estabilidade financeira, não imagina que a sua origem é muito humilde e o que mudou esse cenário foi o skate nas ruas.
O que mudou depois de Peggy Oki?
A crew Z-Boys que revolucionou o mundo do skate nos anos 70, nunca mais foi a mesma após receber Peggy Oki. Afinal, ela foi a primeira mulher a integrá-la e mostrou para todos que o público feminino pode surfar no asfalto como qualquer outro.
É uma luta diária para as mulheres fazerem parte do skate feminino. Imagem de sriyantimalo0308 do pixabay.
O que é necessário para viver do skate feminino?
Via de regra, no decorrer da vida, as pessoas são apresentadas a profissões mais tradicionais, como médico, engenheiro e muitas outras. Dessa maneira, há um caminho bem claro sobre como conseguir esse objetivo.
Quando a carreira escolhida foge do tradicional, as dúvidas sempre vão surgir. A questão citada, agrava ainda mais se for uma mulher que deseja entrar em um ramo dominado por homens. Então, se esse é o seu caso, veja agora como viver do skate feminino:
- aprenda a ter resiliência;
- pratique todos os dias;
- faça um bom networking;
- assista curta metragem como além do olhar, que fala sobre esse mundo.
Outro ponto importante é não começar pensando só nas competições. Isso porque, no mundo , o skate feminino não é fácil. Logo, se você não fizer por prazer, a probabilidade de desistir no meio do caminho é alta.
Qual a melhor idade para começar a praticar?
Não existe uma idade mínima para começar a andar de skate. Portanto, tudo vai depender de quando você começou a demonstrar interesse pelo esporte e do acesso aos recursos necessários para praticar.
Cuidado com o público infantil
Alguns indivíduos desde muito novos já mostram um interesse real no mundo do esporte. Entretanto, caso esse talento seja diagnosticado, cabe aos pais e treinador ajudá-lo a praticar com total segurança.
Andar de skate pode ser muito perigoso para crianças. Isso porque, o impacto de uma queda pode resultar em danos severos ao corpo. Logo, para evitar esse problema, sempre coloque todos os itens de segurança necessários e confira se todos estão bem afivelados.
Outro ponto importante é que, mesmo que andar de skate seja divertido, quando isso é feito no aspecto profissional, tudo muda. Então, ao montar os treinos, lembre-se de que a criança deve conseguir aproveitar a sua infância. Ou seja, evite grandes esforços desnecessários.
Para conquistar o skate feminino é importante realizar um passo de cada vez. Imagem de ua_Bob_Dmyt_ua do Pixabay.
É difícil ser uma estrela do skate feminino?
A verdade é que ser uma estrela do skate feminino é um ato de luta diária. Portanto, não é fácil alcançar esse objetivo. Mas, como já foi demonstrado, na história existem diversas estrelas que provaram ser possível.
Na vida tudo pode ser feito. Logo, se você tem muito interesse nessa modalidade e deseja seguir carreira, o ideal é ir atrás desse sonho, de todas as formas. Inclusive, usando o Tricks, um aplicativo para esportes radicais.
Quando forem praticadas todas as dicas que foram passadas e absorvidas as inspirações demonstradas, o resultado será o sucesso. Portanto, o que resta agora é acreditar nos seus objetivos e investir neles o mais rápido possível.
Imagem de Magic Boom Fotografia por Pixabay