O skate downhill, ou downhill slide, é uma modalidade que surgiu por volta de 1965 com o nome do californiano Clifford Coleman como um dos inventores.
Mesmo com o esporte surgindo em 65, foi somente 10 anos depois, em 1975, que os skatistas americanos se encontraram em um evento dedicado e puderam compartilhar suas experiências construídas durante esse tempo até o evento.
Aqui no Brasil, as primeiras referências do skate downhill chegaram por volta dos anos 80, através de vídeos de americanos praticando o esporte. Depois disso, o skate downhill se popularizou por aqui e acabou formando uma geração de admiradores que deram o start na história do skate downhill nacional.
Se você tá afim de conhecer mais sobre o skate downhill, como funciona e quais são os critérios de avaliação do esporte, continue aqui no nosso conteúdo.
O que é skate downhill
Chamado também de skate de ladeira, o skate downhill é uma modalidade praticada em ladeiras, com o objetivo de executar manobras e fazer slides descendo uma ladeira.
Dentro do skate downhill, existem dois estilos: Downhill Speed e Downhill Slide. No downhill speed é considerado vencedor da competição quem chega primeiro na linha de chegada, ou seja, leva em conta a velocidade.
Já no downhill slide, além da velocidade, nesse estilo é considerado também as manobras de slide (derrapagem) durante a descida da ladeira. Assim, quanto mais difícil ou complexo for, maior é sua pontuação.
Critérios de avaliação do skate downhill
Assim como em outros esportes, desde que o skate downhill surgiu aqui no Brasil foram desenvolvidas diversas regras e critérios de avaliação para tornar o esporte válido e justo para todos.
No geral, em uma competição de skate downhill são avaliados os seguintes critérios: velocidade, aproveitamento da ladeira, dificuldade das manobras, estilo, constância e criatividade
Velocidade
A velocidade é o primeiro critério avaliado na modalidade de skate downhill e o motivo é óbvio, a prática ser realizada em ladeiras. Dessa forma, quanto maior a velocidade alcançada na descida executando as manobras, melhor será a pontuação do competidor.
Aproveitamento da ladeira
O título do critério pode não parecer tão claro inicialmente, mas o aproveitamento da ladeira diz respeito à forma como o competidor pode deslizar e realizar manobras por toda a extensão da pista.
A ladeira é divida em 3 partes: canto direito, canto esquerdo e meio. Assim, quanto melhor for o aproveitamento maior será a pontuação do profissional.
Dificuldade das manobras
Em toda competição de skate o que deixa os telespectadores de boca aberta são as manobras, e é claro que quanto mais difícil, maior é a sua valoração durante a avaliação.
No skate downhill, para alcançar uma boa pontuação, é preciso observar a variação das manobras encaixadas durante a descida da ladeira, que podem variar entre: backside, frontside, giro, travada, switch stance, fakie, de pé, no chão e inovação.
Estilo
O critério de avaliação estilo consiste na plasticidade que o competidor consegue colocar nas manobras executadas durante a descida da ladeira. Ou seja, a forma como ele consegue mandar a manobra naturalmente.
Criatividade
Se você quer ganhar destaque durante uma competição de skate downhill, a forma ideal é não esquecer da criatividade. Os juízes também estão de olho nas manobras diferenciadas e inovadoras durante a descida do competidor em relação aos demais.
Constância
Outro critério igualmente importante nas competições de skate downhill é a constância. Ele consiste na execução dos critérios de uma forma segura sem erros e de uma forma harmoniosa.
Gostou do conteúdo? Compartilhe com um amigo que também gostaria de saber essas informações sobre o skate downhill