Conhecer as principais manobras de skate que existem, serve como base para entender mais sobre a modalidade. Por isso, é importante saber quais são elas se você quer aprender o esporte.
As principais manobras de skate para ter as noções básicas
Depois das Olímpiadas 2021, o interesse por andar sobre a prancha se tornou muito popular. Assim, a diversão que já tinha um grande número de adeptos, ganhou ainda mais atletas amadores.
Os nomes costumam ser termos em inglês que podem soar estranhos para quem não domina o outro idioma. Mas, eles tendem a estar relacionados com os movimentos que são executados.
As principais manobras de skate são derivadas de duas formas bem populares, o Ollie e o Shove-it. Cada uma delas fez surgir várias variações que modificam detalhes e adicionam novos aspectos. Entre as alterações que surgem, as mais comuns são:
- Troca de pé de apoio;
- Forma diferente de girar a prancha;
- Movimentos do equipamento no ar.
Entender como ambas funcionam é o primeiro passo para quem quer começar a praticar. Então, conheça os detalhes sobre cada uma delas a seguir.
Ollie
O nome foi dado em homenagem a seu inventor Allan Ollie Gelfand, um norte-americano. Consiste em ser um salto básico com o aparelho, por isso é fundamental para as principais manobras de skate. É útil para quem pratica a modalidade parking e street.
Para fazê-la é preciso bater no tail para que ele toque no chão e ao mesmo tempo saltar para frente. Tudo isso deve ocorrer sem tirar o pé dianteiro do shape que deve se arrastar para cima. Logo, é responsável por guiar a trajetória do board e algumas das variações são:
- Ollie North;
- Fakie ollie;
- Kickflip;
- Nollie;
- 360º ollie.
Pop Shove-it
Aqui o aparelho não só salta no ar como também gira ao longo da prática. Então, além de bater no tail, o praticante deve chutar a prancha. Assim, o pé da frente e o de trás devem ser chutados em total sintonia, fazendo o skate rodar 180º por baixo do atleta.
O pop shove-it é uma das principais manobras de skate e dá origem a muitas outras. Entre as suas variações estão 360º e 720º, que aumentam a rotação do aparelho. Portanto, o princípio serve como base para diversas outras execuções.
As principais manobras de skate para iniciantes
Para aprender a andar precisa, além do ollie e do pop shove-it, saber outros movimentos. Todos envolvem equilíbrio, queda e troca de bases, portanto é preciso muito treino. Os mais famosos e que costumam ser bons por iniciantes são:
- Manual;
- Nollie;
- Frontside Ollie;
- Kickflip.
O ideal é que os atletas os conheçam e pratiquem muito para executá-los bem. Com isso será possível dominar as principais manobras de skate para iniciantes e evoluir ainda mais no esporte.
Manual
Uma prática simples para quem quer começar a andar. Ela consiste em se deslocar usando apenas as rodas de trás, logo, precisa de muito equilíbrio.
Há uma variação que consiste andar apenas com as rodas da frente, ela se chama nose manual. Ambas ensinam a ter controle sobre a prancha e saber a força necessária para isso.
Principais manobras de skate: Nollie
O nollie está entre as principais manobras de skate por ser um movimento similar ao ollie. A diferença é que nesta o chute é pé de trás enquanto o da frente bate no chão. Com isso, treina o equilíbrio com base trocada.
Frontside Ollie
Quem gosta de andar de skate deve conhecer o Frontside Ollie, nele você gira 180º junto com o skate. Sua principal dificuldade é a aterrissagem, já que precisa estar junto com o board o tempo todo. Uma boa dica para rodar é projetar o ombro à frente.
Principais manobras de skate: Kickflip
Outra variação do ollie, o kickflip consiste em rodar o board ao longo do eixo durante o pulo. Já é uma prática mais complexa, que foge do perfil iniciante.
Mais sobre as principais manobras de skate
As principais manobras de skate não são apenas as básicas, afinal o número é bem grande. Saindo do nível iniciante e começando a lidar com dificuldades elevadas existem variações que se dividem em diversas categorias.
Flip
- Ollie-Heel ou heelflip – o chute é dado com o tornozelo;
- Varial-flip – união do flip com o pop shove-it;
- 360 flip/tre-flip – giro completo do skate;
- Inward heelflip – união de um meio giro com um flip;
- Frontside-flip – saindo do pé dianteiro;
- Backside-flip – saindo do pé traseiro;
- Frontside heelflip – união de heelflip com frontside;
- Backside heelflip – união de heelflip com backside;
- Hardflip – roda na vertical.
Todas elas se baseiam em um giro do board sobre o seu próprio eixo.
Principais manobras de skate: Grind
Entre as principais manobras de skate temos o grind que nada mais é que movimentos em um corrimão.
- Nose grind – a parte da frente desliza;
- Smith grind – parte de trás corre e a da frente não toca, girando para dentro do rail;
- Feeble grind – igual o smith, mas o nose fica para outro lado;
- Salad grind – só a parte de trás se apoia, ficando empinado.
Grab
O skatista usa a mão para ajudar a conduzir o board
- Nose grab – agarra-se à frente do skate;
- Tail grab – agarra a parte de trás;
- Airwalk grab – segura o equipamento no ar enquanto o corpo faz o movimento de pedalar;
- Rocket air grab – as duas mão seguram;
- Benihana grab – agarra o board e tira um dos pés dele.
Existem ainda várias outras modalidades, mas essas são as mais comuns para serem treinadas.
Treine as manobras
Agora que já conhece as manobras é o momento de treinar. Portanto, separe os equipamentos, vá para a pista e divirta-se.