Conheça os critérios para comprar o melhor skate
O melhor skate para alguns consumidores é mais do que um mero passatempo. Afinal, para eles, é um verdadeiro estilo de vida praticado diariamente, além de ser um esporte.
No Brasil, o mercado movimenta cerca de R$1 bilhão, apontando um potencial crescimento. Esse valor é composto pela venda dos produtos, roupas e acessórios voltados para a categoria.
Com um cenário que cresce e revela esportistas históricos, é natural se inspirar neles. Mas, é necessário aprender e entender alguns critérios importantes para comprar o seu modelo ideal.
Critérios para escolher o melhor skate
Escolher o melhor skate não é tão simples pela variedade de modelos que existem. Dessa forma, sua escolha não pode ser aleatória e deve passar por alguns critérios como:
- Materiais usados na fabricação do produto;
- Tamanho do skate;
- Trucks (eixos de encaixe de alguns componentes);
- Rolamentos e rodas.
Então, a seguir, vamos explicar um pouco sobre esses pontos para ilustrar os significados na escolha.
Materiais
Também chamados de Decks, a sua fabricação envolve o uso de madeira laminada. Assim, entre os materiais mais usados na fabricação do melhor skate, estão:
- Canadian Maple (garante estabilidade e durabilidade);
- Compensado de Bambu;
- Compensado de Báltico;
- Fibra
- Plástico.
Vale lembrar, no entanto, que a qualidade dos decks de plástico é inferior aos outros. Assim, mesmo que se economize dinheiro, pode não valer a pena a longo prazo. Por fim, ainda existem decks de fibra de vidro e alumínio, mais semelhantes à madeira.
Melhor skate: tamanho
A variação de tamanho é distribuída conforme a recomendação de faixa etária, no total são:
- Micro (para crianças até 5 anos);
- Mini (para crianças de 6 a 8 anos);
- Mid Size (para crianças entre 8 e 12 anos);
- Full Size (de 13 anos ou mais).
Trucks
Existem três tipos de trucks e cada um tem sua finalidade. Ou seja, eles funcionam como encaixes para encaixar as rodas, os rolamentos e amortecedores. Então, são eles:
- Baixos – Para rodas curtas e estabilidade nas manobras;
- Médios – Para rodas maiores e andar em pistas, parques, etc.;
- Altos – Para rodas grandes, recomendados para longos passeios e descidas.
Rodas para o melhor skate
Quanto às rodas, existem diversos tipos no mercado, cada uma para um tipo de terreno. Por exemplo, há espécies próprias para street, pista, manobras e até algumas para desempenho geral.
A medição da roda é feita em milímetros (mm) e o material costuma ser poliuretano. Nesse sentido, rodas maiores são mais velozes e as menores, mais lentas, assim como as medidas.
Outro fator que influencia na qualidade da roda é a dureza da roda. A medida é feita em Durometer A e varia de 1a até 10aa. Por fim, as mais velozes são as mais duras e as macias são mais lentas. Em geral, as rodas para o melhor skate são classificadas em:
- Modelos street;
- Cruiser;
- Longboard.
Street
São as rodas mais duras que possuem tamanho médio (entre 50-58mm) e mais duras. Geralmente, são recomendadas para andar em ruas e estacionamentos por deslizarem mais facilmente.
Cruiser
Possuem semelhanças com as rodas street, porém são maiores e mais macias. Costumam medir entre 54-65mm de tamanho e 75-90a de dureza, rolam rápido em toda superfície.
Longboard
Para passar por superfícies de terrenos acidentados exigem rodas maiores e com maior maciez. Estas são as longboard com tamanho entre 65-75mm e dureza entre 75-85a.
Rolamentos do melhor skate
Os rolamentos existem para fazer as rodas girarem e o skate deslizar pelas superfícies. Apesar do tamanho não mudar, a qualidade dos materiais da peça pode variar.
Se o rolamento for bom, ele irá durar mais e também poderá deslizar com velocidade. Já peças ruins podem quebrar ou perder a eficiência conforme o uso.
A ABEC é uma forma de classificar a qualidade do componente do skate. Logo, a qualidade aumenta conforme for mais alta a sua classificação. Além disso, são incluídos os seguintes graus no sistema: 1, 3, 5, 7 e 9.
Conheça a lista com o melhor skate
Depois de conferir alguns critérios básicos, hora de falar dos produtos em si. Dessa forma, a seguir você confere alguns dos melhores skates para comprar.
Melhor skate: Maple Thruster Body Glove
Com rodas do tipo cruiser, esse é considerado um dos melhores modelos do mundo. O design dele é baseado em antigas pranchas, tentando dar a mesma sensação ao utilizá-lo.
O acabamento em Maple faz com que ele seja durável e igualmente estável. Por fim, o produto também apresenta boa resistência e portabilidade.
Conheça o produto
- Trucks: Alumínio de 152mm;
- Rodas: 60 x 51mm 80a;
- Rolamentos: ABEC 5;
- Shape: Maple;
- Comprimento, Altura e Largura: 61cm x 9cm x 17cm.
Skate Longboard Taruga
Este modelo permite realizar curvas mais fácil devido aos amortecedores mais macios que possui. Ele também é ideal para usar em velocidades mais elevadas, sem necessidade de manutenção frequente.
Como candidato a melhor skate, ele possui também os pads com silicone inclinado. Como resultado, o impacto no shape é reduzido e ele também possui lixa antiderrapante.
Conheça o produto
- Trucks: 180mm;
- Rolamentos: ABEC 7.
Melhor skate: Estilo Winmax
Temos aqui mais um modelo feito com Maple, em 9 camadas dessa madeira. Sua resistência o torna pronto para receber impactos e ele possui concavidade na plataforma.
Com capacidade de até 85kg, o skate também possui boa aderência pela lixa preta. Além disso, possui amortecedor em poliuretano à prova de choques.
Conheça o produto
- Trucks: 127mm (liga de alumínio);
- Rodas: 50 x 36mm 80ab;
- Rolamentos: ABEC 5;
- Shape: Maple;
- Comprimento, Altura e Largura: 84cm x 10cm x 21cm.
Skate Bamboo Pacific
Com deck de Bambu e madeira, esse modelo com design artesanal tem inspirações em gráficos da Polinésia. Possui boa durabilidade nos trucks e é excelente para passeios pela cidade.
O visual remete aos clássicos, que eram talhados à mão e resultavam em muito estilo. Aliás, o modelo é leve (3kg), não abre mão da resistência e garante boa performance.
Conheça o produto
- Trucks: 177mm (alumínio);
- Rodas: 70 x 51mm 80a;
- Rolamentos: ABEC 5;
- Shape: Bamboo;
- Comprimento, Altura e Largura: 101cm x 12cm x 23cm.
Afinal, qual o melhor skate?
Após termos visto o básico e alguns exemplos de modelos interessantes, hora de decidir. Entretanto, a escolha do melhor skate vai muito além dos critérios ilustrados neste artigo.
Isso porque o produto ideal vai além das rodas, dos decks ou rolamentos. Na verdade, o melhor tipo de skate será aquele que combina com o seu estilo. Dessa forma, a cor, o formato, o tamanho e o modelo devem relacionar-se com você
Mesmo assim, não se deve ignorar a qualidade e focar em preço baixo. Lembre-se que o barato pode sair caro com um modelo que quebre fácil no passeio. Portanto, tentar equilibrar as características com o preço é a melhor forma de comprar.
Foto Artem Podrez em Pexels