O BMX é um esporte que tem uma longa e interessante história. Ele teve a sua primeira aparição no cenário do ciclismo na América durante os anos 1970 e em pouco tempo alcançou a fama e tornou-se uma das atividades ao ar livre favorita entre as crianças e adolescentes.
Essa modalidade surgiu como uma alternativa fácil e barata do Motocross, esporte popular que deu a ideia aos ciclistas do sul da Califórnia de modificar suas próprias bicicletas para ficarem mais leves e versáteis, possibilitando o uso tanto em ambientes urbanos quanto em estradas de terra.
Se você é praticante de BMX ou está pensando em iniciar nesse esporte, trouxemos aqui alguns fatos e conhecimentos adicionais que vão te ajudar a conhecer mais essas bicicletas.
Dá só uma olhada:
A divisão do BMX
No geral, o BMX está dividido em duas partes: Racing (corrida) e Freestyle (estilo livre). Dentro de cada uma delas existem diferentes modalidades, sendo apenas o local e a forma como as manobras são executadas que diferem esses dois principais estilos.
BMX Racing
O BMX Racing, ou corrida de BMX, é um tipo de corrida de bicicleta off-road que é organizada de acordo com grupos de idade e níveis de habilidade para que todos tenham a oportunidade de competir de forma justa e competitiva.
As pessoas que praticam o BMX Racing correm em pistas de terra com rolos, saltos e curvas durante todo o percurso até a linha de chegada para desafiar suas habilidades.
As modalidades existentes dentro do BMX Racing são:
- Dirt jump;
- Vertical;
- Street;
- Mini-Ramp;
- Flatland.
BMX Freestyle
No BMX Freestyle, estilo livre, como o próprio nome sugere, os saltos e manobras são livres, possibilitando que cada participante demonstre a sua própria habilidade no esporte. Podemos dizer que o BMX Freestyle é mais uma competição do que uma corrida.
Os praticantes de BMX Freestyle realizam corridas de dois minutos executando uma sequência de manobras em rampas, paredes, saltos de caixa e diferentes obstáculos por todo o local, sendo julgados pela qualidade de sua corrida com base na dificuldade, estilo e originalidade.
Dentro da categoria de BMX Freestyle podemos de dizer que existem diferentes níveis profissional Atleta, e não modalidades como acontece no BMX Racing. São eles:
- Iniciante;
- Amador;
- Expert;
- Master (geralmente, pilotos acima de 30 anos).
Sobre os quadros BMX
As bicicletas para BMX Racing tendem a ter quadros de alumínio, já que o peso do metal permite que os fabricantes possam usar tubos de diâmetros maiores e superfícies de soldagem maiores.
Como resultado, você tem uma sensação mais rígida, sendo ideal para corridas. As bicicletas também, geralmente, oferecem uma distância mais longa entre eixos e um tubo superior mais longo, ajudando na estabilidade em velocidade.
Já as bicicletas para BMX Freestyle possuem armações que, normalmente, são feitas de aço. Aços mais pesados, baratos e de alta resistência são usados em geral nos modelos básicos, enquanto os modelos mais caros recebem tubos cromados 4130 e algumas bicicletas de médio porte oferecem uma mistura dos dois.
As bicicletas construídas em aço do tipo cromo-molibdênio, conhecido também como Cromoly, são mais leves e mais fortes. Ou seja, quanto mais você gasta, mais leve a bicicleta ficará.
Sobre os garfos BMX
Em ambos os estilos, Racing e Freestyle, são utilizados garfos rígidos.
Para as bicicletas de corrida, os garfos normalmente são de fibra de carbono de maior investimento, apesar da grande maioria optar também pelo aço.
A liga de aço 4130 é a mais escolhida devido aos seus excelentes benefícios de resistência ao peso. Mas é importante ressaltar que a qualidade do material sempre está diretamente ligada à faixa de preço.
Sobre os freios BMX
Embora as bicicletas BMX sejam vendidas, por lei, com dois freios, os praticantes do esporte geralmente removem o dianteiro porque é dificilmente usado por eles, pensando no Racing, que considera muito a rapidez e a suavidade.
As bicicletas Freestyle BMX possuem sempre freio dianteiro e traseiro e, em alguns modelos, um rotor, que é uma combinação de copos e rolamentos que ficam abaixo da haste, permitindo que as barras sejam giradas 360 graus sem emaranhar os cabos do freio.
Sobre as rodas e pneus BMX
As rodas BMX, com certeza, são algumas das mais simples que você vai encontrar no mundo das bicicletas.
A grande maioria apresenta um cubo de rolamento selado de liga 36 furos, com um eixo de aço ligado a um aro de parede dupla, oferecendo uma força excelente.
Os pneus nodosos são predominantes nas bicicletas para BMX Racing, pois oferecem oferecem boa aderência em superfícies soltas, como terra e pedras.
Além disso, o pneu dianteiro, normalmente, é mais largo do que o traseiro, possibilitando um manuseio mais suave. Já o pneu traseiro é mais fino, pois permite um ponto de contato menor com o chão, deixando a aceleração mais rápida ao sair do portão de largada.
A principal característica dos pneus das bicicletas Freestyle é a borracha mais específica para asfalto, pois tem uma aderência melhor também em superfícies artificiais.
Foto: Summer photo created by freepik