Esportes aquáticos: pratique um exercício enquanto se diverte
Os esportes aquáticos são praticados apenas na água, conseguem promover bem-estar e ao mesmo tempo é uma brecha para um momento de lazer. Além disso, são os mais completos quando o assunto é saúde.
Leia mais:
- Cuidados na hora de surfar: Diverta – se e se mantenha longe dos riscos
- Conhece o surfista Pedro Scooby? Então veja aqui a sua trajetória de carreira
- Veja qual é a prancha de surf ideal para você e quais os modelos principais
Quais são alguns dos principais esportes aquáticos mais praticados?
Muitos esportes aquáticos ocorrem em mares ou rios, por isso, dependem das estações climáticas. Mas, existem aqueles que podem ser feitos o ano todo, dentro das piscinas, como:
1 – Natação
Além de ser um dos esportes mais conhecidos, a natação também é uma das atividades mais tradicionais dos jogos olímpicos. É uma competição que envolve quatro estilos básicos de nado e são eles:
- crawl, o peito fica submerso enquanto braços e pernas batem alternadamente;
- borboleta, o tronco sai para fora da água com o impulso dos braços e pernas;
- costas, a barriga fica voltada para cima e o movimento é semelhante ao nado crawl;
- peito, as pernas são movidas depois dos braços e impulsionam mais o movimento.
A natação, assim como todos os esportes aquáticos, não deixa o suor aparente de quem pratica. Contudo, essas atividades são ótimas para perda de peso e fortalecimento da musculatura.
Além disso, ela não causa impacto nas articulações e qualquer idade pode praticar esses esportes radicais aquáticos.
2 – Polo aquático
Semelhante ao handebol só que na água, a prática desse esporte é em conjunto com outros competidores. Divide-se o grupo em duas equipes, e o objetivo é fazer gols com as mãos no adversário. Sem dúvidas, saber nadar é essencial para ganhar essa competição esportiva.
3 – Biribol
Também conhecido como frescobol ou mesmo vôlei de piscina, o biribol é um esporte criado na década de 60, por um brasileiro. Os atletas ficam de pé dentro da piscina enquanto jogam uma partida semelhante ao jogo de vôlei, porém com algumas regras particulares. Por exemplo, o jogador pode realizar a defesa com uma mão apoiada na borda da piscina. Por fim, para a prática desse esporte não é preciso saber nadar.
Quais são os esportes aquáticos que precisam de embarcações?
Apesar de todos os esportes aquáticos serem exclusivamente na água, algumas modalidades precisam da ajuda de outros fatores. Os chamados esportes náuticos são aqueles que dependem de uma embarcação e ocorrem nos mares ou rios. Alguns deles são:
1 – Kitesurf
Além de depender de uma prancha, o kitesurf também precisa da ajuda de um fator essencial: o vento. Nessa atividade, uma pipa presa no cinto do esportista, faz com que o vento impulsione o movimento da prancha sobre a água. Uma barra de controle possibilita a escolha da direção e a prática de manobras.
2 – Surfe
O desafio desse esporte é se manter o máximo de tempo possível em cima da prancha, enquanto realiza manobras. Além disso, uma condição importante para praticar essa atividade é a necessidade do surf com o tipo de onda.
3 – Caiaque
O esportista utiliza o caiaque em corredeiras, no mar ou em águas mais calmas, seu peso é leve para facilitar o deslocamento sobre a água. Essa atividade pode ser individual ou em grupo, tudo depende da categoria escolhida.
4 – Stand up paddle
É um esporte aquático mais leve e também um dos mais procurados. O objetivo é ficar de pé em cima de uma prancha enquanto rema até o lugar desejado, em mares agitados essa prática é mais desafiadora.
Porque os esportes aquáticos são tão procurados pelos brasileiros?
Os esportes aquáticos são excelentes opções para quem tem problema nas articulações e não pode praticar exercícios com muito impacto. Por isso, as atividades na água são para todas as idades e condições físicas. Além disso, a água proporciona um ambiente térmico agradável, perfeito para quem vive em um país tropical, como o Brasil. Por isso, a natação e o surfe estão entre os esportes mais praticados e procurados pelos brasileiros.
Foto de APG Graphics em Pexels