É essencial ter equipamentos de segurança para patins antes de se aventurar nesse esporte. Assim, mesmo que seja só por diversão, há alguns acessórios de proteção que é necessário usar para quem deseja iniciar as práticas ao ar livre de modo seguro.
Leia também:
- Esportes radicais e a endorfina: qual a relação entre os dois?
- Quando criança pode começar a praticar esportes radicais?
- 9 dicas para treinar patins em equipe
Joelheiras para patins
Quando se trata de quedas, a parte do corpo mais afetada, em geral, são os joelhos. Além disso, o ato de deslizar no solo, manobra comum nos bowls e halfs, também ajudam a evitar ferimentos mais graves.
As joelheiras, portanto, servem ao propósito de reduzir esse tipo de impacto, bem como as lesões. Dessa forma, elas protegem o praticante.
O material ideal para esses equipamentos de segurança para patins
Elas têm como composição um casco de poliuretano resistente. Aliás, é possível remover em alguns modelos. Contam também com poliéster e elastodieno, presos por um velcro, a fim de que o esportista se sinta confortável.
Cotoveleiras para andar de patins
Esses acessórios são um complemento das joelheiras. Isso porque, possuem o mesmo tipo de material, mas em um tamanho menor, já que servem para proteger os cotovelos.
Além de promover a segurança, elas não geram nenhum desconforto, enquanto o praticante anda de patins. Dessa forma, ajudam a evitar:
- Luxações;
- Fraturas;
- Lesões.
Um dos equipamentos de segurança para patins é o capacete
Esse, sem dúvida, é o acessório mais essencial de todos. Assim, não o deixe para trás nunca. Aliás, ele é fundamental na prática de qualquer esporte radical que oferece o risco de quedas.
Para aqueles que estão aprendendo a andar de patins agora, então, é um equipamento imprescindível. Pois os tombos são maiores. Por isso, o capacete protege a sua cabeça de quaisquer lesões no cérebro.
Um outro detalhe a se ficar atento é que o acessório deve encaixar com perfeição em seu corpo. Dessa maneira, evite um modelo que deixe uma folga ou que fique apertado demais.
Do que o capacete é feito?
No geral, o material interno é feito de ESP, uma espécie de espuma. Por outro lado, na parte de fora, policarbonato. É possível encontrar capacetes de vários modelos, portanto, dá para ficar estiloso e seguro ao mesmo tempo.
Luvas munhequeiras
Esse é um dos equipamentos de segurança para patins que também tem o nome de wristguards. De fato, elas são muito usadas por skatistas, a fim de proteger as mãos, bem como os punhos durante as quedas.
Como ele se estende até o começo do antebraço, acaba por oferecer uma firmeza maior no pulso. O que, aliás, evita torções.
Saiba que também há diversos modelos de luvas, para você escolher de acordo com o seu gosto e estilo. Dessa forma, dá para se manter seguro, enquanto investe em um look radical.
As tornozeleiras também são equipamentos de segurança para patins
Esse acessório é um dos menos usados por aqueles que andam de patins. Mas, são essenciais e complementam a proteção dos esportistas, assim como as joelheiras e as cotoveleiras.
Com um forro acolchoado e protegido nas laterais, as tornozeleiras deixam os pés mais firmes durante as manobras. Além disso:
- Reduz o impacto de eventuais quedas;
- Evita torções nos tornozelos.
Liner é um dos equipamentos de segurança para patins
É um tipo de bota que dá para remover. Assim, é confortável e ajuda a firmar melhor os pés. Portanto, é mais um dos acessórios que oferecem uma maior proteção durante a prática do esporte.
Segurança em primeiro lugar ao andar de patins
Um kit de proteção composto por esses equipamentos de segurança para patins acima, são essenciais e não podem ficar de fora da sua aventura sobre rodas.
Alguns deles podem causar um leve desconforto, mas é apenas no início da prática. Dessa forma, use os acessórios adequados, bem ajustados ao corpo e divirta-se.
Foto: master1305 – br.freepik.com