Conheça as maiores curiosidades do skateboard
O skateboard tem uma longa história que começou muito antes de Dogtown e Z-boys e que vai muito além deles, desde crianças com seus skates feitos a mão até pessoas construindo uma carreira profissional altamente promissora.
A verdade é que desde o surgimento do esporte, diversas situações e momentos ficarão na história e que valem a pena ser lembradas e repassadas entre os entusiastas do skate.
E esse é o nosso papel por aqui hoje.
Tá afim de conhecer as curiosidades que ajudaram a tornar o skate tão reconhecido ao ponto de se tornar um esporte olímpico, o que antes era marginalizado?
Então continue com a gente por aqui e tenha uma boa leitura.
Skate proibido na Noruega
Quem começa a andar de skateboard sabe que as quedas são quase que inevitáveis, seja pela própria falta de equilíbrio no equipamento ou ainda mais quando começa a se aventurar nas manobras de skate.
A quantidade elevada de ferimentos causados pela prática do skate foi tão grande em um determinado período na Noruega que o país resolveu proibir a posse e a venda do equipamento entre 1978 e 1989.
Se haviam ferimentos registrados pela prática do skate é porque existiam pessoas praticando, isso é óbvio. Mas o que essa galera resolveu fazer depois da proibição? Abandonaram o skateboard? Negativo!
Os amantes do skate da Noruega nesse período de proibição construíram rampas em florestas e em áreas isoladas para evitar a polícia.
Proteja o seu pulso
Andar de skateboard é fácil, o difícil mesmo é encaixar as manobras, não é? E considerando que os membros inferiores são a peça-chave para isso, acredita-se que o número de quedas no skate que lesionam essa área são as mais comuns.
Mas não é isso o que dizem as estatísticas.
Durante a prática do skate, os pulsos são os mais propensos a lesões. É isso mesmo!
Em uma queda, o reflexo faz com que a gente leve as mãos ao chão para tentar amortecer o impacto, e é claro que com isso o pulso é quem acaba absorvendo toda a força,
Portanto, é essencial que, juntamente com todos os outros equipamentos de proteção, também se use protetores de pulso.
Sem sapatos? Sem problemas
O skate foi inventado por surfistas como uma forma de praticar o surf mesmo quando não havia ondas no mar. E por isso, muitos dos hábitos do surf foram adotados no skateboard no início. Inclusive andar descalço.
Um dos primeiros métodos para pular enquanto andava de skate foi chamado de “Gorilla Grip” e para conseguir encaixar essa manobra era preciso envolver os dedos dos pés ao redor da prancha e pular.
Já imaginou o desconforto nos pés?
As rodas nem sempre foram de poliuretano
Uma das maiores e mais significativas mudanças no skate foi a introdução das rodas de poliuretano, as que conhecemos hoje.
Esse material é um plástico macio muito semelhante a borracha, que fornece a tração ideal para andar no asfalto, permitindo um rolamento suave sobre superfícies com rachaduras, sem prejudicar o equilíbrio. O que era muito difícil antigamente.
No início, as rodas do skate eram feitas de metal ou argila, materiais que limitavam muito o uso do equipamento em diferentes tipos de superfície. Inclusive, a alta no registro de ferimentos com o skateboard era justamente pela engenharia falha do equipamento no início.
Mas ainda bem que agora contamos com skates de alta qualidade e, o melhor, que cabe no bolso de todo mundo, garantindo acessibilidade a todos na modalidade.
Foto: City photo created by freepik – www.freepik.com