Saiba como melhorar seu condicionamento físico praticando skate
É possível melhorar o condicionamento físico praticando skate e, além disso, contribui também para a saúde mental dos seus praticantes. Portanto, muito mais do que um esporte radical, ele é um grande promotor do bem-estar, saiba mais no conteúdo a seguir.
Um pouco de história
O início da prática do skate data de 1950, na Califórnia, EUA. A princípio, criado por surfistas que descobriram como poderiam se divertir em períodos de maré baixa e poucas ondas. Dessa forma, colocaram rodinhas de patins em uma prancha de madeira.
Como resultado, surgiu o “surfe de asfalto” que, a partir de 1960, passou a ser mais popular. Então, skatistas passaram a usar piscinas vazias com fundo arredondado.
Rampas de madeira para a prática do esporte surgiram em 1980 e permitiram a chegada do skate a ainda mais lugares. Assim, o que era apenas um hobbie, virou um verdadeiro estilo de vida.
Modelos de skate
O modelo original da tábua de madeira com rodas de patins evoluiu. De fato, de acordo com o objetivo, existem tipos diferentes de skates. Dessa forma, opções como o skateboard, Longboard e o Cruiser foram criadas. Então, conheça agora um pouco sobre cada modelo.
Skateboard
Um skate que se diferencia pela leveza e resistência, possui um design que é ideal para a execução de manobras. Assim, é também um modelo que pode ser adaptado para passeio ou para ser usado em modalidades esportivas como street, banks, bowls e vertical.
Longboard
O modelo perfeito para passeios ou para a prática de downhill. Assim, os longs são desenvolvidos para altas velocidades, longas distâncias ou períodos de uso mais extensos. Mas, há ainda quem o utilize para manobras ou pistas.
Cruiser
A função principal desse modelo é a locomoção. Isso porque é mais estável do skateboard, já que suas rodas são maiores e mais macias que as dos outros. Dessa forma, apresentam melhor rolagem em terrenos mais duros e desnivelados.
Radicalizar sim, mas com os devidos cuidados
É possível melhorar o condicionamento físico praticando skate. Mas, para garantir o melhor proveito desse esporte, confira as dicas de médicos e treinadores.
Proteção
Quedas fazem parte do skate, por isso, nunca descuide da segurança. Assim, o uso de certos equipamentos é essencial, em especial, para iniciantes, veja:
- Capacete;
- Joelheiras;
- E cotoveleiras.
Não queime etapas
Como em qualquer outro esporte, se tornar hábil leva algum tempo. Dessa forma, pratique e tenha calma, pois assim você desenvolverá as habilidades e a desenvoltura para realizar movimentos cada vez mais difíceis.
A idade certa para cada prática
O nível de desenvolvimento corporal do skatista também deve ser observado. Assim, profissionais indicam que a prática seja recreativa até a puberdade. Dessa forma, a prática como esporte, deve ser exclusiva para adultos.
Preparo físico
Tenha em mente que existe um preparo físico necessário para a prática do skate. Assim, as pernas merecem um cuidado especial, pois devem estar aptas tanto para a explosão quanto para o amortecimento do impacto em uma manobra.
Aprenda a cair
Parece estranho, mas é isso mesmo. Em outras palavras, aprenda a defender suas quedas, para diminuir as chances de lesão quando cair.
Um esporte para o corpo todo
O ganho de condicionamento físico praticando skate abrange o corpo todo. Assim, além de divertido, o esporte é também um grande aliado da boa saúde. Conheça alguns dos benefícios que essa prática oferece.
1 – Melhora cardíaca e respiratória
Ao analisar um jogador de futebol, por exemplo, nota-se que, na maior parte do tempo, ele se movimenta pelo campo por meio de um trote. Assim, em momentos específicos há explosões de velocidade. Pois bem, nesse esporte funciona da mesma forma.
Ele usa a resistência aeróbica nos momentos em que o skatista impulsiona o skate pela rua ou ao realizar a aproximação de um obstáculo.
Contudo, quando é necessário empregar um grande esforço em um espaço de tempo curto, na realização de uma manobra é utilizada a resistência anaeróbica.
Ao estimular essas duas capacidades, tanto as funções cardíacas quanto as respiratórias se beneficiam.
2 – Flexibilidade
Esta é uma capacidade que está presente durante toda a prática do skate. Assim, basta ver um skatista fazendo manobras para perceber os seus movimentos amplos, fluídos e que não causam danos ou lesões aos esportistas.
3 – Trabalho muscular completo
Durante a prática do skate, há movimentos de agachamento e salto inúmeras vezes. Assim, isso faz com que o skatista adquira mais resistência muscular. No entanto, a força melhora durante a prática de manobras.
Afinal, os movimentos de salto e “chutes” precisam ter potência para que alcancem altura e quantidade de giros para a realização das mesmas. Além disso, a absorção do impacto na volta das manobras também ajuda a desenvolver a força.
4 – Equilíbrio
Requisito básico para a prática do esporte, o equilíbrio pode ser treinado e desenvolvido assim como o condicionamento físico praticando skate.
São muitos os benefícios
Além dos já mencionados, o ganho no condicionamento físico com esse esporte inclui vantagens, por exemplo:
- Queima de calorias e emagrecimento;
- Aumento da força e da concentração;
- Estilo de vida mais saudável;
- Alívio do estresse, da ansiedade e da depressão;
- Promove a sociabilização;
- Aumenta a felicidade.
Por fim, agora que você já conhece os benefícios e as maneiras de melhorar seu condicionamento físico praticando skate é hora de começar já a praticar.