Conheça os principais campeonatos de skate
Os campeonatos de skate acontecem no mundo todo e vem ganhando espaço no cenário esportivo. Como prova, as Olimpíadas incluíram pela primeira vez o skate em sua programação.
Por isso, o esporte ganhou mais foco e muitas pessoas ficaram interessadas em descobrir mais sobre. Sendo assim, veja aqui alguns dos principais campeonatos do Brasil e do mundo.
Campeonatos de skate: o começo no Brasil
O skate chegou ao país na década de 60, com poucos brasileiros que viajavam para os Estados Unidos. Então, quando voltavam ao Brasil traziam também o novo esporte.
Entretanto, só foi ganhar mais espaço depois de aparecer na Revista Pop em 1972. Aliás, ela era uma das mais conhecidas pelos jovens da época.
O primeiro campeonato brasileiro aconteceu em 1974, ou seja, dois anos após a edição da revista. Foi feito no Primeiro Clube Federal, que fica no Rio de Janeiro. Então, dois anos depois, foi aberta a primeira pista de skate do Brasil e da América Latina, em Nova Iguaçu.
Começaram os primeiros grandes campeonatos de skate nacionais. Além disso, também, foi a primeira vez que uma equipe brasileira competiu nos Estados Unidos, em 1977.
Em 1980 o skate quase desapareceu, porque o foco foi para os patins e BMX. Entretanto, os poucos skatistas que ainda praticavam não deixaram isso acontecer. Sendo assim, eles organizavam campeonatos e construíram rampas, mantendo a comunidade forte.
Campeonatos de skate no Brasil e no mundo
Alguns dos maiores campeonatos de skate nacionais e internacionais são:
- Matriz Skate Pro;
- Oi STU Qualifying Series;
- Tampa Pro;
- Street League Skateboarding (SLS);
- X Games;
- Dew Tour.
A seguir, conheça um pouco mais sobre cada um deles. Bem como, veja quais os diferenciais.
Matriz Skate Pro
Conhecido como o maior campeonato nacional de skate de rua. Sendo assim, inclui os maiores skatistas da modalidade street.
Ocorre todo ano em São Paulo e reúne várias pessoas que praticam ou não o esporte. Além disso, marcas famosas patrocinam o evento, como Nike SB e LRG.
A primeira edição ocorreu em 2010, para competidores da categoria profissional. Por conta do sucesso, ganhou reconhecimento mundial como a maior celebração do Street Skate do Brasil.
Campeonatos de skate: Oi STU Qualifying Series
A plataforma STU organiza um dos principais campeonatos brasileiros. Segundo ela, o objetivo é levar a cultura do skate para diferentes regiões brasileiras.
O campeonato possui duas modalidades: street e park, e define o ranking dos melhores skatistas brasileiros. Além disso, em 2019 os pontos feitos também foram válidos para a escolha dos atletas para as Olimpíadas.
A Oi é a patrocinadora do evento realizado pela Confederação Brasileira de Skate (CBSk) junto com a Secretaria de Esportes do Estado de São Paulo.
Tampa Pro
Realizado na Flórida, Estados Unidos, é um dos campeonatos mundiais mais tradicionais. Sendo assim, também tem segmento profissional e faz parte da modalidade street.
A disputa dá espaço para skatistas famosos no cenário. Mas, além deles, muitos desconhecidos também ganham reconhecimento ao participar da competição.
O campeonato acontece todo ano e os competidores precisam dar duas voltas na pista em menos de 2 minutos. Além disso, o prêmio para o vencedor chega ultrapassa 70 mil dólares.
Campeonatos de skate: Street League Skateboarding (SLS)
É uma liga profissional de skate e começou em 2010, com objetivo de reunir os amantes do esporte. Além disso, tem foco voltado para a modalidade street.
Nesse campeonato, avalia-se o skatista pelas manobras individuais, e não pela apresentação completa. Para isso, o idealizador Rob Dyrdek fez um sistema de computação para este fim.
A SLS tem o maior prêmio em dinheiro dentre todos os campeonatos de skate mundiais. Além disso, faz-se cada etapa em um país diferente. Em 2019, a campeã da modalidade feminina foi a brasileira Pâmela Rosa.
X Games
É um dos campeonatos de skate mais famosos para quem se interessa pelo esporte. A famosa manobra do astro Tony Hawk, 900, foi apresentada nesta competição. Além disso, o prêmio é em dinheiro e há medalhas para o primeiro, segundo e terceiro lugar.
São feitas duas edições por ano: de verão e inverno. O skate conta com as modalidades street, park, vertical e big air. Entretanto, a competição também conta com outros esportes como surf, snowboard e mountain bike.
Bob Burnquist, skatista brasileiro, é o maior medalhista do evento. Além disso, o evento tem transmissão pela ESPN desde a década de 90, mostrando sua fama no cenário de esportes radicais.
Campeonatos de skate: Dew Tour
Também dividido em esportes de inverno e verão, Dew Tour foi criado em 2005 e conta com três modalidades do skate: vertical, street e bowl. Além disso, o prêmio é em dinheiro e também há entrega de medalhas.
O americano Shaun White é o único que conseguiu ganhar ouro em duas categorias diferentes: snowboard e skate vertical. Por isso, tornou-se um dos maiores destaques do evento.
Experimente o esporte
Conhecendo os maiores campeonatos de skate mundiais, pode-se perceber que o esporte é maior do que imaginam. Além disso, o interesse pelo skate tem aumentado muito
É possível acompanhar os torneios por meio da internet, nas páginas oficiais, ou por canais como a ESPN. Para isso, é importante verificar as datas dos campeonatos.
Nas Olimpíadas, as competições do skate vão do dia 24 de julho até o dia 5 de agosto. Então, se prepare para assistir o esporte pela primeira vez.
Aliás, caso queira praticar, comece aos poucos e tenha cuidado. Use os equipamentos de proteção, assim, evitando lesões no corpo e mantendo sua segurança.
Imagem de greggdavis por Pixabay