Calistenia: entenda mais sobre esse método de exercícios e como faz bem
A calistenia são práticas de exercícios em que usa poucos equipamentos e tem foco na força. Com isso, ela cria vários benefícios ao corpo e para a saúde mental dos praticantes. Sobretudo, qualquer um pode praticar depois que se consultar com um profissional.
Leia também:
- Dicas para começar a competir em campeonatos de esportes radicais
- Saiba como melhorar seu condicionamento físico praticando skate
- Por que praticar esporte ajuda no humor das pessoas
O que é calistenia
É uma forma de treino físico em que se usa o peso do corpo para fazer movimentos de acrobacias. Assim, o termo vem do grego “kallos” e “sthenos”, que significam beleza e força. Desta forma, os seus exercícios podem desenvolver diversas habilidades:
- Equilíbrio;
- Coordenação motora e consciência corporal;
- Flexibilidade.
A fisionomia da pessoa também se torna bem melhor com o uso dessa ginástica. Além disso, pode-se usar equipamentos, de forma mínima, como barras e argolas. Então, o corpo se torna o principal instrumento para fazer as atividades.
Quem pode fazer
Não há muitas restrições no caso da calistenia e qualquer pessoa pode realizar. Sobretudo, é possível adaptar o treino para todos os condicionamentos físicos. Com isso, idosos, crianças e deficientes conseguem fazer sem ter nenhum problema.
O mais importante é que nesses processos tenham uma adaptação para cada um. Portanto, tem o respeito do limite das pessoas de forma individual. Desta forma, não traz riscos e os benefícios servem para todos que querem praticar.
Quais as vantagens da calistenia?
Como é um esporte que tem muitos privilégios para a saúde, tem grandes alcances. Assim, caso seja feita de forma responsável e com supervisão de um profissional, ela faz muito bem. O que ela pode fazer para melhorar a vida de quem a prática é:
- Aumenta a flexibilidade e mobilidade;
- Dá mais resistência muscular;
- Pode ativar o metabolismo;
- Traz desenvolvimento motor;
- Melhora o equilíbrio corporal.
Por não precisar dos aparelhos de uma academia, pode ser feita em qualquer lugar. Então, não a torna uma atividade que seja parada e chata quando a realiza. Para isso, basta planejar uma rotina com cuidado e seguindo orientações de um especialista.
As tarefas não são tão difíceis
O lado bom da calistenia com certeza é o fato de que ela é bem fácil. Sobretudo, dá para progredir com os exercícios conforme começar a treinar do jeito certo. No entanto, o método exige o máximo de todos os praticantes, mesmo quando se souber fazer de modo perfeito.
Cada tarefa funciona de uma forma
Um dos pontos básicos é saber quais são as práticas de cada tarefa. Em seguida, como será a repetição dos movimentos ou por quanto tempo irá durar. Por fim, não é necessário ter pressa e nem impor ritmos acelerados ou muito altos.
Técnicas da calistenia
Mesmo que pareçam difíceis, a execução das atividades é bem simples de aprender. Em especial, por algumas delas serem bem conhecidas entre as pessoas. Por exemplo, as mais famosas que existem dentro dessa prática são:
- Flexões;
- Agachamentos;
- Saltos;
- Prancha;
- Os polichinelos e abdominais.
Existem outras formas de se exercitar dentro desse método, mas essas já são bem úteis. Ainda mais em casos de iniciantes, alguns destes podem ser pedidos por profissionais. Então, já é mais fácil ter uma noção e saber por qual parte começar nesse momento.
Outras formas de treinar
Para o puxada alta, deve ter uma barra em altura elevada e pode ser feito em praças. Para isso, precisa segurar nesse metal, com os braços mais afastados do que os ombros. Depois, puxe o corpo para cima até colocar a barra no queixo, pelo menos cinco vezes.
Um exercício mais fácil e que dá para realizar dentro de casa é se sentar contra a parede. Desta forma, encoste-se a ela, com as costas bem retas e coladas. Os pés ficam em torno de 60cm a frente na posição e em seguida, agache e se mantenha por 30 segundos.
Quanto tempo para ficar em forma com a calistenia
Há chances de que os resultados comecem a aparecer depois de duas semanas. Mas, tem muitos fatores que influenciam para iniciar as diferenças no corpo. Portanto, algumas dicas para que o treino realmente dê certo são:
- Ir devagar;
- Coloque metas;
- Treine sempre que puder;
- Use as técnicas corretas.
Vale lembrar que o corpo masculino e o feminino não são diferentes nessa questão. Porque, os dois podem queimar gordura e criar massa muscular no mesmo nível. No entanto, o sucesso depende de cada um e da forma que coloca o seu esforço no treino.
Pegue leve
A calistenia permite que todos façam o seu ritmo sem precisar ter pressa. Sobretudo, mesmo que a empolgação no início seja útil, ela pode atrapalhar depois. Então, crie um cronograma certo para não chegar a exaustão e nem causar tantas dores.
O sistema do corpo deve ter o seu tempo para se acostumar a uma mudança no dia a dia. Com isso, essa adaptação pode levar dias ou semanas para lidar bem com o treino. Além disso, os tendões, ligamentos e articulações têm um prazo maior para lidar direito.
Comece a praticar calistenia
Ela tem um impacto nas emoções das pessoas e gera mais ânimo para continuar. Assim, aos poucos, surge mais disposição e capacidade no dia a dia para se manter. Sem contar que os exercícios podem ajudar a diminuir doenças mentais.
Na prática o organismo responde melhor as atividades e melhora até o humor. Porque libera a endorfina, uma substância que causa bem-estar com os esportes. Mas, não esqueça de procurar por profissionais e receber as suas recomendações para não se prejudicar.