O bungee jumping é um dos esportes de aventura que se caracteriza pelo seu contato com a natureza. Assim, é uma prática de salto que resulta em grandes picos de adrenalina e emoção. Dessa forma, conheça a sua origem e veja se você pode se tornar um praticante.
Leia mais:
- Onde praticar rapel no Brasil? Veja as modalidades e as principais dicas
- Quais os 7 melhores destinos brasileiros para amantes de esportes radicais?
- Parkour: o esporte radical urbano que está em alta
Você conhece o bungee jumping?
Antes de tudo, ele é um tipo de esporte radical em que a pessoa salta de um lugar alto pendurada apenas por uma corda elástica amarrada na cintura ou nos pés. Dessa forma, o corajoso se joga em queda livre, portanto, é pura adrenalina.
Os principais pontos de saltos são:
- Edifícios;
- Pontes;
- Teleféricos.
No mundo todo, existem locais que favorecem essa prática. Por exemplo, na Nova Zelândia tem-se os despenhadeiros em Queenstown. Além disso, na China, existe a chamada Torre de Macau, que possui 233 metros de altura, a maior em todo o planeta.
O esporte radical no Brasil
Saiba que o bungee jumping no Brasil já é bem comum e aqui se destacam lugares como:
- A Ponte Metálica, na Bahia;
- Parque na Linha Eulália Alta, no Rio Grande do Sul.
Esses são os locais mais famosos do país. Mas, antes de saber se esse esporte radical é para você, conheça a origem curiosa dessa modalidade.
Conheça a história desse esporte radical
Esse esporte dos corajosos, como é popularmente conhecido, tem atraído cada vez mais adeptos pelo mundo afora. Mas, a origem dessa prática é de milhares de anos atrás em uma pequena ilha do Pacífico Sul.
A história é sobre uma mulher que pulou de um local bem alto. Diz a lenda que ela fugia de seu marido ciumento. Este, por sua vez, ficou surpreso com a atitude da esposa e também saltou atrás dela.
Só que ele não sabia que antes de saltar, a mulher tinha amarrado um cipó na própria perna e a outra extremidade em uma árvore perto dali.
Depois disso, muitos nativos da ilha passaram a praticar o salto, fosse por diversão ou para demonstrar coragem. Dessa maneira, surgiu o que se conhece hoje como bungee jumping.
Foto: Países como o Brasil, EUA e Nova Zelândia se destacam no bungee jumping
Quais são as vantagens do bungee jumping?
Esse é um dos esportes radicais para os corajosos, no entanto, não se engane quanto a sua segurança. Isso porque, a prática não coloca a vida do praticante em risco, basta que seja feita com os devidos cuidados.
Acima de tudo, o salto precisa ser acompanhado por um profissional e com os equipamentos corretos. A fim de aproveitar da melhor forma essa experiência em queda livre.
Como é uma modalidade em total contato com a natureza, oferece benefícios como melhora o bem-estar e reduz o estresse, bem como, a ansiedade. Além disso, o saltador não precisa ter um ótimo condicionamento físico para se jogar em total liberdade, basta ter coragem.
O que é necessário para se aventurar nesse esporte radical?
A primeira dica antes de se aventurar no bungee jumping é se alongar. Isso é o mais indicado, a fim de preparar o seu corpo para o salto e reduzir a chance de ter quaisquer dores posteriores.
Investir em equipamentos de qualidade também é muito importante. Acima de tudo, verifique o estado de conservação de cada material. Por fim, o ideal é praticar esse esporte em locais como parques e feiras que tenham uma equipe especializada de prontidão.
Checklist para saltar em queda livre
Os principais itens envolvidos no salto são os seguintes:
- Cadeirinha de alpinismo;
- Safety line;
- Freios de resgate;
- Cabos;
- Mosquetões de aço;
- Ankle harness;
- Cordas para resgate;
- Rádio de comunicação.
As fitas e cordas de resgate fazem parte do processo, então, não se preocupe. Ao pular, o saltador fica alguns segundos em total queda livre. Em seguida, a corda faz a inversão de força e a pessoa vai aos poucos perdendo a velocidade até ficar imóvel.
É nesse momento que acontece o resgate pela equipe presente no local e que tem conhecimento prático sobre o bungee jumping.
Há contraindicações para a prática de bungee jumping?
Mesmo que não gere danos à saúde, esse esporte não é recomendado para algumas pessoas por conta do repuxo da corda durante o salto. Acima de tudo, faça uma consulta médica para confirmar se está apto para essa modalidade.
Veja, então, alguns casos em que essa prática não é a melhor opção:
- Grávidas;
- Pessoas com problemas nas articulações;
- Quem fez cirurgia há pouco tempo;
- Pacientes com problemas de coluna ou de coração;
- Quem está sob efeito de medicação que altere as funções do corpo.
Antes do seu salto em queda livre, não faça refeições pesadas, dê preferência a frutas, por exemplo. Em relação às roupas, use algo confortável como em qualquer outro esporte de aventura. Por fim, se jogue, mas com segurança.
Photo by Simon Billy on Unsplash