As botas de motocross são o segundo equipamento, depois do capacete, que merece atenção redobrada para garantir o devido conforto e segurança durante a prática do esporte.
Você já pilota há algum tempo e permanece com as mesmas botas, pois não sabe qual é o momento ideal para adquirir novas, ou ainda, está adiando a compra por conta do preço.
Saiba que você pode estar colocando a sua segurança em risco.
Para te ajudar a saber o momento ideal para trocar suas botas de motocross, listamos aqui nesse conteúdo alguns sinais que você deve ficar atento.
Continue a leitura!
Fique atento aos desgastes gerais
Após um tempo de uso, é comum que as botas de motocross fiquem com avarias, danos e desgastes em geral. Geralmente, os impactos e as quedas são os principais motivos disso.
Dependendo da intensidade do impacto, pode ser que as botas de motocross precisem ser trocadas antes mesmo do que você imagina, pois é o que vai desgastar mais rápido o equipamento.
Assim, mantenha a atenção no tipo de impacto que o equipamento sofre durante a prática do esporte. Por exemplo, no caso de um forte impacto na placa frontal, o trincado vai reduzir muito a proteção em um outro dano que possa sofrer.
Verifique as presilhas e os fechos
Botas de motocross que já estão em uso há um bom tempo costumam sofrer danos nas presilhas e fechos soltos, quebrados ou ainda rasgados junto ao tecido de fixação da boa.
Nesse sentido, pensando que é apenas um detalhe que tornou a bota um pouco menos usual, você tem a opção de trocar apenas essa parte, dependendo da “gravidade”, ou então adquirir uma nova bota.
Uma dica para aumentar a durabilidade dessas peças das botas de motocross e evitar os desgastes antes do tempo, é ter uma rotina de manutenção e, principalmente, limpeza.
Muitas vezes, deixar a sujeira acumulada nessas peças menores, contribuem para um atrito constante, o que acaba comprometendo a vida útil.
Confira as costuras e o interior das botas
Costuras abrindo e interior muito gasto são fatores que também são extremamente relevantes na hora de considerar a hora ideal para trocar as botas de motocross.
Esses tipos de desgastes, geralmente, indicam o tempo de uso das botas. Ou seja, provavelmente o equipamento já esteja em uso por alguns anos, pois é o atrito dos pés que os causam.
Além disso, vale ressaltar que o desgaste acelerado pode ser decorrência de falta de cuidados e também mau uso. Por isso, mantenha os cuidados com o seu equipamento para prolongar a vida útil deles.
Solados
Por último, mas não menos importante: os solados das botas de motocross. Essa parte do equipamento é uma das que mais sofrem desgaste, devido ao contato constante com as pedaleiras, muitas vezes afiadas para maior aderência.
Alguns pilotos quando percebem que o solado das botas estão desgastados optam pela troca ou ainda, dependendo da marca, conseguem fazer a reposição do solado. Mas no geral, a relação custo x benefício e qualidade acaba não compensando.
Então, a dica para os solados de botas de motocross desgastados não pode ser outra além da troca do equipamento.