Bob Burnquist é um profissional do skate que está entre os melhores do mundo e acumulou diversas conquistas ao longo da carreira. Aliás, ele contribuiu muito para tornar o esporte mais popular e gerar mais oportunidades para as novas gerações.
Leia também:
- O uso de equipamentos de segurança para skate são obrigatórios?
- Saiba como melhorar seu condicionamento físico praticando skate
- Dia Mundial do Skate – Além do Olhar
Quem é Bob Burnquist?
Robert Dean Silva Burnquist ou Bob Burnquist como é conhecido, nasceu no Rio de Janeiro em 10 de outubro de 1976. Ele é filho de mãe brasileira e pai norte americano e cresceu na cidade de São Paulo.
Fã de esportes radicais, ele iniciou desde cedo no skate e participou de diversas competições, sendo multipremiado. Atualmente, ele mora na Califórnia e foi pioneiro ao montar pista de skate gigante nos fundos de sua casa.
Causas sociais
Além de inspirar a geração mais jovem a seguir seus passos no esporte, ele também investe em projetos sociais. Assim, ele criou um instituto com seu nome, que depois passou a se chamar Instituto Skate Cuida.
Em parceria com o Banco do Brasil se uniram em um projeto inédito pelo skate brasileiro que além de levar educação ainda ajuda a promover eventos no esporte. Dessa forma, novos talentos poderão ser descobertos e receber incentivo para competições.
Bob Burnquist nasceu no Rio de Janeiro e é um dos grandes nomes do skate mundial. Imagem do instagram @bobburnquist
Quando Bob Burnquist começou no skate?
Ainda jovem, ele ganhou seu primeiro skate aos 11 anos e com 13 começou a competir em campeonatos. Ele inventou um novo modo de andar na prancha, com as bases trocadas, ou seja, se um atleta fazia a manobra com o pé direito na frente, usava o esquerdo.
Ele foi pioneiro ao conseguir fazer uma manobra chamada fakie, com um giro em 900º na Mega Rampa. Aliás, até os dias atuais ele foi o único brasileiro a conseguir concluir esse feito.
Presidente da Confederação Brasileira de Skate
O talento nas pistas também rendeu reconhecimento entre os colegas de esporte, por isso, ele foi eleito por aclamação para ser presidente da Confederação. Assim, ele esteve no cargo por dois anos entre 2017 e 2019.
Durante a sua gestão, a CBSk passou a integrar o Comitê Olímpico Brasileiro o que abriu portas para a primeira participação nas Olimpíadas de Tóquio.
Quais os principais títulos e conquistas de Bob Burnquist?
Nas competições, ele começou a se destacar ainda na década de 1990 e atingiu a expressiva marca de 30 medalhas no X-Games, que é um dos principais campeonatos de skate do mundo, sendo:
- 14 medalhas de ouro;
- 8 de prata;
- outras 8 de bronze.
Com essa marca, ele se consagrou como o maior recordista em premiações no evento. Além disso, ele acumula mais 10 títulos mundiais, dos quais são 8 na Mega Rampa e 2 no Vertical.
Dentre as marcas que Bob Burnquist ganhou o King of Skate & Laureus Awards em 2002, que é considerado o Oscar dos esportes.
Mega rampa
O atleta é um dos grandes nomes nessa modalidade, tanto que possui uma pista para treinar em casa, e que outros skatistas. também usam Com 24 metros de altura ela equivale a um prédio de 8 andares, na qual podem ser feitas manobras como por exemplo:
- salto vertical;
- transfer;
- vão, ou seja, a transição entre duas partes da pista;
- corrimão.
Aventuras radicais
O atleta foi além ao se desafiar em realizar um salto de skate sobre o Grand Canyon, a fim de unir suas duas paixões: o skate e o base jump. Assim, foi montada uma estrutura no topo de um penhasco, com uma altura de 12 metros.
Como planejado, ele desceu pela rampa para se lançar em um abismo onde, por fim, desceu de pára-quedas a uma distância de cerca de 500 metros do solo.
Toda a manobra foi gravada e transmitida no canal americano Discovery Channel, enquanto a madeira utilizada na rampa foi desmontada e doada à comunidade indígena local.
Bob Burnquist é o maior campeão do X-Games e da Mega Rampa. Imagem do instagram @bobburnquist
Bob Burnquist é o maior skatista brasileiro?
Sem dúvidas, Bob Burnquist escreveu seu nome na história do skate ao passo que inspira muitos dos jovens atletas no esporte.
Aliás, graças à sua habilidade surgiram algumas das principais manobras de skate, dentre elas algumas que nenhum outro conseguiu reproduzir.
Fora a sua capacidade técnica, ele ainda é conhecido e admirado por seu lado humano, uma vez que sempre buscou dar destaque e oportunidades aos atletas mais jovens. Nesse sentido, foi um dos responsáveis por tornar o Brasil um dos destaques no segmento.
Diante disso, ele conseguiu atingir o sucesso pessoal para se tornar um dos atletas mais admirados entre seus colegas. Por isso, é muito querido por todos em especial a menina Raíssa, a fadinha,, uma das novas promessas dessa geração.
Foto disponível em https://valor.globo.com . O campeão de skate Bob Burnquist (crédito: Rai Lopes/Divulgação)