Leticia Bufoni é um dos principais nomes do skate feminino e inspira jovens em todo mundo a partir em busca dos seus sonhos

Conheça Letícia Bufoni, uma das skatistas mais famosas do mundo

Letícia Bufoni é uma lenda do skate mundial e uma inspiração para garotas que desejam se equilibrar no shape para brilhar no cenário internacional. Por isso, é considerada um dos principais nomes do esporte. No entanto, ela ainda tem muito a mostrar nas rampas.

Leia também:

Quem é Letícia Bufoni?

Letícia Bufoni e Silva tem 29 anos, além de ser uma skatista brasileira premiada. Além disso, se destacou em grandes eventos esportivos mundiais e levou o país a outro patamar em campeonatos como:

  • X Games;
  • Olimpíadas de Tóquio.

Ela é chamada com carinho de “Princesa do Skate” e ela impressiona não só pela beleza, mas pelo currículo como atleta e pela coragem de realizar manobras radicais. Logo, o estilo de Letícia mescla delicadeza, ousadia e é sucesso nas rampas do Brasil e do mundo.

Um começo modesto

A estrela das pistas nasceu no dia 13 de abril de 1993 no bairro Vila Matilde, na Zona Leste da cidade de São Paulo. No entanto, com apenas 14 anos se mudou para a cidade de Los Angeles, na Califórnia. Assim, deu início a sua tão sonhada carreira de atleta profissional.

Resistência da família de Letícia Bufoni

Ela não contou com todo o apoio que imaginava quando compartilhou com os seus pais o desejo de ser uma skatista, quando tinha apenas nove anos. O pai da jovem, Jaime José da Silva, chegou a quebrar um dos shapes dela. 

Desafio

Em 2007, quando mudou de país para seguir na profissão skate, Letícia encarou esse novo desafio sozinha e sem saber falar inglês. Assim, longe da família, ela foi em busca dos sonhos dela e enfrentou muitos obstáculos por ser uma adolescente.

A paulista Letícia Bufoni partiu em busca do sonho de ser uma skatista profissional quando tinha apenas 14 anos. Imagem de Letícia Bufoni para RedBull.

Como o skate entrou na vida de Letícia Bufoni?

O esporte que mudou a vida de Letícia Bufoni despertou o interesse da atleta na juventude, aos nove anos, por intermédio de amigos. Na época, era uma atividade considerada perigosa e dominada pelos garotos. Por isso, o pai dela se opôs.

O primeiro contato da estrela com o esporte ocorreu quando ela encontrou amigos brincando e pediu o skate emprestado para praticar. Dessa forma, se apaixonou pelas principais manobras de skate. Depois disso, ela decidiu o que queria fazer no resto da vida.

Solidão

Quando Letícia se apaixonou pelo skate, sofreu a primeira provação. Afinal, na mesma época, os amigos da jovem cansaram do esporte e pararam de praticar. Assim, ela precisou aprender a treinar sozinha e se acostumar com isso.

A luta do pai de Letícia Bufoni

O patriarca dos Bufoni era tão contrário à prática que quando Letícia começou a adentrar no universo do skate chegou a quebrar um dos shapes (prancha) com uma serra elétrica. No entanto, com o tempo ele mudou de ideia.

A maior prova disso veio quatro anos depois, quando Letícia tinha 14 anos e o pai a acompanhou na X Games 2007, um dos principais campeonatos de skate do mundo. Desde esse dia, ele se encantou com o esporte, aprendeu mais e passou a incentivar a filha.

Momento histórico

Letícia Bufoni ingressou no mundo do skate em um período importante para as mulheres. Em 2005, feministas boicotaram o X Games exigindo igualdade de pagamentos e premiações. Em 2008, a reivindicação foi aceita.

Quais são os prêmios de Letícia Bufoni?

Letícia Bufoni tem uma carreira cheia de vitórias, tanto no X Games quanto em mundiais de skate. Além disso, ela participou dos Jogos Olímpicos Tóquio 2020, em 2021, onde não conquistou medalhas, mas teve um desempenho expressivo. Ao todo, ela tem 16 medalhas:

  • 7 de ouro;
  • 6 de prata;
  • 3 de bronze.

As vitórias mais recentes de Letícia Bufoni foram nos X Games Xangai 2019 e Califórnia 2021, nos quais ela ganhou medalhas de ouro e Campeonato Mundial de Skate no Rio, no qual ela ganhou uma de prata. Ela está entre os maiores skatistas do mundo

Reconhecimento

O futuro da atleta sempre foi brilhante. Assim, dois anos após se mudar para Los Angeles, Letícia Bufoni venceu a copa Maloof Money e ganhou um prêmio de 25 mil dólares. Dessa forma, ela teve a certeza de estar no caminho certo.

A partir dali, a carreira da jovem decolou. Em julho de 2021, na edição X Game Califórnia, ela se tornou a maior vencedora da história da competição, conquistando sua sexta medalha de ouro. Entretanto, ela ainda tem muito a mostrar. 

Ousadia como marca registrada

Em 2022, Letícia Bufoni novamente chamou a atenção do mundo ao fazer uma manobra inédita, na qual ela saltou de um avião com paraquedas após deslizar por um corrimão. Afinal, além do skate, ela também é apaixonada por voos e outros esportes radicais.

A manobra é conhecida como feeble grind e a atleta foi a primeira do planeta a realizá-la em um avião. Por isso, ela foi indicada a uma menção no Livro dos Recordes. O feito de Letícia é parte de um grande projeto que envolve dezenas de pessoas.

Letícia Bufoni acumula recordes, mas também é uma estrela em ascensão no lançamento de produtos esportivos. Imagem de Letícia Bufoni para RedBull.

Letícia Bufoni também é pioneira

Letícia Bufoni já tem conquistas suficientes para cravar seu nome na história, mas a Princesa do Skate mostra todos os dias que quer avançar cada vez mais. Por isso, ela se tornou a primeira skatista a ter patrocínio da Nike.

A atleta também é a primeira mulher a ter um shape com o seu nome gravado a partir de uma parceria com a empresa Plan B. Além disso, ela tem a própria linha de tênis para andar de skate, a SB Zoom Verona, ainda em colaboração com a Nike.

Veia empreendedora

Ela investe ainda em uma marca de shapes, a Monarch Project, em parceria com a skatista britânica Sky Brown. Assim, a iniciativa é considerada por Bufoni, que cuida de todos os processos, um divisor de águas na carreira dela.

Quais são as curiosidades sobre Letícia Bufoni?

Sucesso nas pistas, a atleta Letícia Bufoni adora outros esportes, participou de um reality show, virou personagem em um jogo e já namorou muitos famosos. Dessa forma, ela não é só uma esportista, mas uma ícone da cultura pop.

Multitarefa

Ela adora se movimentar e se aventurar em esportes radicais. Além do skate, ela também pratica, de forma não profissional, futebol, surfe, snowboard, paraquedismo e andar de longboard. Afinal, Letícia adora desafios.

Recordista

A atleta é figura ilustre no ‘Guinness Book’, porque ela é a skatista com mais vitórias no skate street, acumulando 12 medalhas, em todas as modalidades. Assim, um feito impressionante que inspira as novas gerações.

Letícia Bufoni também é uma estrela no mundo dos games

A skatista campeã virou personagem no famoso jogo de skate “Tony Hawk’s Pro Skater”. Além dela, a franquia conta com o personagem de Bob Burnquist, o que os torna os dois únicos brasileiros prestigiados pelo game.

Uma série só para ela

Em 2015, a Globoplay lançou a série “Leticia Let’s Go”, que mostrava a vida da atleta. Assim, inclui a rotina, o convívio da skatista com amigos e familiares, além dos treinos. O seriado conta com três temporadas.

Letícia Bufoni é amiga da fadinha

Depois do sucesso com skate nas olimpíadas, a skatista em ascensão Rayssa Leal afirmou que o seu maior sonho era conhecer a veterana inspiradora, Letícia Bufoni. Logo, o encontro foi organizado, hoje elas são amigas e nutrem muito carinho uma pela outra.

Paixão sem limites

O amor de Letícia pelo skate é tão grande que é uma extensão de toda a sua vida. Por isso, ela construiu uma pista particular na residência dela em Los Angeles para treinos e diversão. O projeto foi inspirado em montanhas e pistas que ela já enfrentou em desafios.

A vida de Letícia é aberta nas redes sociais 

Ela não estrela apenas um seriado, mas também tem seu próprio canal no YouTube, no qual compartilha a própria rotina e se aproxima dos fãs. Assim, ela mostra treinos, desafios e bastidores de eventos para quem quer acompanhar o dia a dia da estrela. 

Muitos amores

A paulista não arrasa só nas pistas, ela também domina corações ou o imaginário popular. Afinal, a jovem já foi apontada como affair de Neymar, Caio Castro, Felipe Tito e Gabriel Medina. Além disso, o último namoro de Letícia foi com Felipe Lombardi.

Qual o legado de Letícia Bufoni para as próximas gerações? 

Letícia Bufoni ensina às novas skatistas a importância de romper barreiras e superar os próprios limites. Dessa forma, construiu espaço e conquistou o respeito de todo o universo do skate. Assim, graças a ela, muitas portas estão abertas para outros atletas. 

Ela também inspira ao mostrar que faz história dentro e fora das pistas, ao criar linhas de produtos e fazer parcerias importantes. Por isso, a pequena paulista que deixou o Brasil sem saber falar inglês em busca de um sonho hoje é referência mundial antes dos 30 anos.

Foto: noticiasaominuto.com.br